Blog >

3 benefícios de um programa de incentivo

Escrito por Jonas Rosa
What behaviors should manufacturers be incentivizing from their channel partners? 2

As empresas que lidam com uma gama de vendedores diferentes tendem na verdade a ser bastante distanciadas do cliente final. Afinal, são os revendedores de valor agregado (VARs), prestadores de serviços, distribuidores e comerciantes que tendem a ter contato direto com o consumidor e influência sobre ele.

Portanto, se você é uma dessas empresas com um ecossistema de canais saudável e diversificado, a principal avenida aberta para você ganhar mais controle sobre a forma como os produtos são mostrados e vendidos a seus potenciais clientes e consumidores é incentivar seus revendedores a vender com energia e a se comportar de certa forma vantajosa. Para isso, você precisa criar incentivos poderosos – ou seja, recompensas suculentas.

Neste artigo, cobrimos os três principais benefícios de um programa de recompensas robusto.

1. AUMENTO DA DISTRIBUIÇÃO

Os programas de incentivo de recompensa fazem com que os parceiros priorizem seus produtos em relação aos oferecidos por seus concorrentes, que também estão competindo por sua atenção.

Trata-se de seguir o princípio do WIIFM (What’s In It For Me). Se os parceiros souberem que há algo nisso para eles quando promovem seu produto, é claro que é isso que eles optaram por fazer. Com a tecnologia inteligente você pode estabelecer regras para que os comportamentos que levam ao aumento do ROI geram pontos e recompensas para os participantes do programa.

Para tornar o programa ainda mais atraente, você pode oferecer aos participantes recompensas por atividades que realmente tenham um valor tangível para eles, tais como melhorar seus conhecimentos e capacidades. Estes comportamentos suaves baseados em habilidades são mutuamente benéficos para sua empresa e para seus parceiros.

Como construir um case comercial para seus programas de incentivo

Saiba como elaborar um case de negócios que ganhe a aprovação do programa e maximize o retorno sobre seu investimento em seis etapas essenciais. Construir um business case é fundamental para qualquer novo investimento em programas/ soluções de TI, mas é particularmente importante para programas de incentivo devido ao investimento significativo garantido, aos resultados de produção esperados e ao grau de variabilidade em um amplo alcance.

Leia o ebook

e-Book

Como construir um caso de negócios para um programa de incentivo de canais

Aprenda a elaborar um caso de negócios que obtenha a aprovação do programa e maximize o retorno do seu investimento em seis etapas essenciais. Construir um caso de negócios é fundamental para qualquer novo programa / investimento em solução de TI, mas é particularmente importante para programas de incentivo de canal por causa do investimento significativo garantido, os resultados de produção esperados e o grau de variabilidade em um amplo espectro de canal.
Baixe agora

2. AUMENTAR O RECONHECIMENTO E O PRESTÍGIO DA MARCA

Ao conseguir que equipes de vendas e distribuidores promovam seus produtos, você estará, indiretamente, aumentando a conscientização do cliente sobre sua marca. Em breve, os consumidores irão pensar em sua empresa sempre que estiverem procurando um produto naquele mercado.

É aí que surge a melhor forma de marketing – boca a boca – criando um efeito multiplicador de marketing.

Programas inteligentes e sofisticados também incorporam fortes canais de comunicação em sua plataforma para que as empresas possam passar informações importantes e promoções sobre produtos para seus canais, bem como compartilhar materiais de marketing de sucesso, tais como boletins informativos e campanhas de mídia social.

3. FIDELIDADE DO CLIENTE EM KNOCK-ON

Se seu programa de recompensa orienta os parceiros para comportamentos suaves valiosos, como melhorar o atendimento ao cliente, aumentar o conhecimento do produto e promoções personalizadas, seus clientes vão ficar realmente felizes. Clientes felizes tornam-se clientes fiéis. Criar relações memoráveis e significativas entre vendedores e consumidores é a chave para a verdadeira fidelidade do cliente.

Os parceiros apreciam plataformas robustas e simples que oferecem todos os recursos de que precisam para fazer bem o seu trabalho. Mas para mantê-los envolvidos com seu programa e comprometidos em promover sua marca, você precisa ter certeza de que tem grandes recompensas em oferta. Mantenha-os relevantes e oportunos e você terá a certeza de gerar mais vendas, reconhecimento da marca e fidelidade do cliente – o trio que está por trás do aumento do ROI e da receita.

 

 

 

 

 

X